06/08/2011

Passaporte social



Hoje vou falar de um assunto que acontece constantemente e que tem mexido comigo. Tenho percebido certa exclusão de minha pessoa, dentro dos meios sociais que frequento. Na faculdade as garotas bonitas só querem amizade entre si. No trabalho os colegas se relacionam conforme grau de popularidade. Mas o que é isso? Nem parece um ambiente profissional, todo mundo disputando beleza. No Facebook é a mesma coisa, no Orkut também, Twitter até cancelei meu perfil. Em fim, não consigo ter o relacionamento que desejo porque minhas opções são restritas, tolhidas por um comportamento social que segue um padrão fútil onde só a beleza importa.

Qual é gente, vocês sabem do que estou falando! Realmente acreditam que aquela garota super estilosa, com um penteado legal, roupa de grife e uma tattoagem no pescoço vai querer ser minha amiga? Teorias dizem que as pessoas tendem a se agruparem de acordo com hábitos semelhantes e gostos. Eu concordo e acredito nesta teoria, mas na prática o que sobra sou eu, um cara a fim de me relacionar com uma porção de gente que não quer se relacionar comigo. E não é por falta de tentativa, tenho sido um sujeito bacana, sociável, mas não tem jeito, se não for a favor da correnteza e se render às leis da beleza, fica excluído. E ai me sobra a amizade dos NERDs, não que eu não goste, são ótimas pessoas. Mas o que me incomoda e não ter a opção de uma loira linda na minha lista de amigos.

Um dia marquei um churrasco aqui em casa, tudo por minha conta, só queria mesmo era fortalecer o social. Mas me pergunta se alguém veio? E não falo só de mulheres, tentei ter relações de amizade masculina, mas muitas das vezes não funcionava, porque quando íamos sair juntos, ou eu estragava o grupo, ou segurava vela. E quando digo estragar, digo porque sou feio. Muitas vezes saí em dupla com um amigo onde ele queria abordar outras garotas, mas perdia a chance, e porque? Porque é assim que acontece: quando dois caras chegam em duas garotas, cada uma vai se interessar por um, correto? Pois é, mas se um deles for feio, nenhum dos dois vai conseguir ganhar garota alguma, porque a garota que se interessou pelo bonito, mesmo interessada não vai deixar sua amiga sozinha batendo papo com um cara feio.

Sei que esta questão é mais masculina, a maioria das garotas talvez tenha experimentado algo parecido, mas não desta maneira. Mas é assim que acontece. É minha gente, a rejeição é poderosa! E por isso acabo deixando de fazer muitas coisas pelo simples medo de ser rejeitado, até por pessoas que não têm nenhuma ligação emocional comigo. Já não vou mais a boates, shoppings ou praias. Esse sentimento de rejeição muitas vezes nos faz pensar que há algo de errado conosco, já que “ninguém nos quer” e é daí que vem tanta dor. Não há nada de errado comigo e sim com a sociedade.

A maioria das pessoas tem em si um sentimento de rejeição reprimido que mal percebem e age buscando aceitação todo o tempo. Mas jurariam que não o fazem. Se você não busca aceitação, então porque se incomodou tanto quando aquela colega disse que você está com uma gordurinha a mais? Ou porque seu namorado não elogiou seu novo corte de cabelo? Eu também faço isso, tento ser aceito em meios sociais, bebo um chopp (que odeio) só pra estar com a galera. Mas nunca parece ser o bastante, é sempre necessário mais e mais... o celular caro da moda, um cabelo legal, um carro, roupas de grife e tudo quanto é tipo de exigência que as leis da beleza impõem. É o passaporte de entrada para uma vida social agitada. Com isso, ou dedico toda minha energia para me manter “em forma” ou me deixo se arrastado para o lado dos rejeitado. E nesse mundo de rejeições, o sujeito acaba ficando maluco e entra em uma escola com uma arma e mata um monte de gente inocente. Daí o pobre coitado, mais inocente ainda é taxado de “monstro”. Ele só queria ser aceito, e quem não quer?

Por: Um Lugar Escuro (Fotografia: Rodrigo Denúbila).

7 comentários:

  1. Li e gostei desse texto, porque mesmo esse relato mostrando um fato corriqueiro esclarece o quanto a raça humana continua alienada para certos aspectos pertinentes, porém mal ou não-resolvidos. Seja através do sexismo, da homofobia, do racismo e outros tipos de preconceito ou discriminação acontecimentos semelhantes se repetem constantemente e a maioria de nós – que pode até não concordar – abraçamos essas atitudes ou nos silenciamos diante de tais afim de que nos aceitem nas diversas esferas sociais (trabalho, escola, faculdade, festa etc.). Apesar de toda a informação, modernização e até da globalização (que diz ajudar, porém acredito ser mais perniciosa que benéfica) que o Homem conquistou até nossos dias, apenas o fez se desenvolver intelectualmente, porque a parte moral, altruísta e sentimental aparentemente ficou estagnada.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Priscila, espetaculares suas palavras. Quando você fala da evolução unicamente intelectual é igualmente genial. O ser humano se ateve a amadurecer apenas sob uma perspectiva e não percebeu que na parte moral e sentimental continua uma criança estupida. Queria ressaltar também quando você falou da nossa omissão quanto a estes fatos, é verdade, este blog por exemplo, faz pensar, põem cartas na mesa. É um espaço onde podemos deixar um pouco o lado bonitinho da vida e falar dos problemas, mas o que se vê é uma participação mínima dos seguidores. Claro, todos tem o direito de se pronunciar ou não, mas se folar não levará a nada, calar também não. Fica aqui a prova de que nós nos omitimos sim!

    ResponderExcluir
  3. Falei que ia dá uma olhada depois, mas não resisti! hehehe Cara, já te disse que você está muito revoltado? Pois é.....eu não tinha percebido essa sua revolta toda lá no teleporto não....:D
    Não diria nem revolta, mas uma visão muito realista, nua e crua das coisas. Eu sou obrigado a concordar com tudo que você disse, pois é tudo verdade. Fazer o que? Porém, contudo, entretanto, todavia, só lhe falta uma coisa: uma visão espiritual. Se você analisa o mundo baseado só no que pode ver, então se mate. kkkkkkkkkkk. Estou brincando ok!? O que quero dizer é que você não precisa ficar chateado somente com o fator beleza: você pode se revoltar com o fato de que existe uma coisa chamada MORTE e DOR e que todos morrem. Você pode ficar chateado porque na natureza competição é regra. A seleção dos "melhores" e mais "fortes" é regra. E nós fazemos parte da natureza. Cara, se você simplesmente analisar o mundo sem uma visão além, sempre terá uma conclusão pessimista. Estará sempre ligado na aparência e na superficialidade das coisas. Vai lutar por uma pseudofelicidade e quando conseguir alcançá-la vai vê-la se esvaindo.....
    Acho que a pergunta é: Essas pessoas belas são felizes? Essas pessoas com dinheiro são felizes? Caso sejam, será realmente que é pela beleza e dinheiro? Será?
    Você, por um acaso, acha que uma mulher (ou homem) que fica se preocupando com sua aparência consegue sentir paz? E que sem paz há felicidade? E mais: você acha que esse tipo de gente vai lhe dizer que é ruim ser o que elas são? Que vão abrir mão do seu status? Você acha que a mídia vai lhe dizer o que é bom? Por favor né.....há muita grana e muito interesse envolvido nesse jogo todo....
    Amy Winehouse, por exemplo, era bonita(antes de se acabar ok?) e tinha dinheiro. Porque raios se destruiu?
    Leonardo, não adianta, se você se tornar forte de verdade será excluído da sociedade. Esse não é o mundo dos fortes e sim dos fracos.

    Abraços,

    Bruno

    ResponderExcluir
  4. Enquanto lia teu comentário, já estava com os dedos coçando para te encher de contra-argumentos, mas tua última frase... ah! Tua última frase me calou...

    ResponderExcluir
  5. Me desculpe Bruno, mas cai na real, as coisas são como são, já dizia Humberto Gessinger: “o céu é só uma promessa, eu tenho pressa”. Esse papo de espiritualidade não supre as necessidades dessa sociedade doente que vivemos. Não mais, já foi o tempo. Ok que as pessoas ricas podem não ser felizes, mas os pobres também não são. Toda felicidade é uma pseudofelicidade. Já diziam os monges, o que importa é o caminho, não o objetivo. Ser feliz é buscar a felicidade, porque estar nela é um estado que existirá somente no futuro. Pessoas preocupadas com a beleza tem tão pouca paz quanto as que não são, a diferença é que as que se preocupam com a beleza têm o “passaporte social” pra área VIP desse mundo fútil... pronto, falei!

    ResponderExcluir
  6. Belo desabafo, mas já pensou que você pode estar querendo a amizade das pessoas erradas. Afinal as pessoas que procuram a aparência na amizade,não estão atras de amizade e sim de status social. Eu tenho amigos de todos estilos, cada um a seu modo, e quem disse que beleza se põe em mesa.Você não está sendo ignorado, está ignorando seus verdadeiros amigos, ou possíveis amigos que venham a ser verdadeiros. Eu posso te citar um caso bem simples, quer ver: Há o marido da minha prima, que realmente se você só o olhar vai dizer nossa que susto...mas sabe o que é quando a pessoa te conquista pelo primeiro olhar ou sorriso, ele é assim...lindo. Nesse momento você deve pensar como um cara que ela acaba de dizer que é feio é lindo. Eu lhe digo que é isso mesmo, ele emana uma felicidade própria, um carisma que o torna lindo diante de qualquer pessoa. Agora olha outra fato curioso: Tenho uma prima que todos acham um avião, é linda que até tinha medo de apresentar meus namorados para ela, só que a beleza dela não compensa seus defeitos, ela se sente superior a muitas pessoas o que pode ser bem verdade, ela anda somente com quem tem vontade e sabe o que acontece ela não conhece as pessoas verdadeiramente, não tem amigos com quem possa contar a qualquer momento e sempre se mete com os caras errados. Eu já fui muito linda e procurada e nada disso me fez feliz, pois fiquei doente por querer seguir o padrão que achava certo. Então amadureci e descobri que a amizade não é feita de aparencias e sim de sentimentos verdadeiros. Você não é ignorado só está olhando para o horizonte errado. Desculpa se disse algo que não gostou, mas é só a opinião de alguém que já passou por muitos aprendizados na adolescencia e aprendi caindo.
    Desejo que você tenha muitos amigos e que saiba descobri-los da maneira certa. Se quiser bater um papo me manda um e-mail: elis_eccher@hotmail.com
    Beijokas elis!!!
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. SIMPATIA PRA PESSOA AMADA SE ARREPENDER E VOLTAR LEIA SOZINH@ porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS… Diga para você mesmo o nome do único rapaz com quem você gostaria de estar (três vezes)… Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre JC de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME escrever ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que está impedindo que JC venha para MIM, afaste todos aqueles que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele JC não pense mais nos outros… mas somente em MIM. Que ele ME escreva e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…). Publique esta simpatia por três vezes, basta copiar e colar por três vezes em um forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48h você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma.

    ResponderExcluir