30/08/2011

BULLYING


  Hoje venho falar um pouco de bullying, não somente por ser um assunto atual e importante, mas porque sei que muita gente procura a respeito na internet. Como a maior parte dos artigos são quase que copias uns dos outros, resolvi redigir algo diferente, mas com substancia.

  O que é bullying? Muitas definições o descrevem como atitudes agressivas repetitivas realizadas intencionalmente, que ocorrem sem motivação evidente causando dor e angustia. Ok! Mas na prática, o que é o bullying?  Sabe o Joãozinho, aquele repetente 2 anos mais velho que todos os alunos da sua turma que fica te intimidando, te batendo e te ridicularizando na frente dos outros? Então, esse cara é o autor do bullying. Todas as vezes que ele te empurrou, roubou teu lugar na fila, te tacou giz ou pôs o pé na sua frente pra você cair, isso foi a ação do bullying.

  Existe também outra modalidade de bullying, chamada de cyber-bullying, que é quando o Joãozinho te sacaneia por e-mail copiado para toda a turma, ou pelas redes sociais onde todos mundo pode ver e até mesmo pelo celular. Na maioria das vezes o Joãozinho é maior, mais velho, mais desenvolvido fisicamente e/ou tem apoio dos demais estudantes. Acredita-se que o Joãozinho aja desta maneira, não somente por este ser um comportamento considerado natural, mas também por algumas condições familiares adversas. Se compararmos, veremos que em geral o Joãozinho tem uma família desestruturada, relacionamento afetivo pobre, excesso de permissividade e práticas de maus-tratos por parte dos pais. Além destes fatores o Joãozinho também pode ter algum tipo de distúrbio de comportamento, desempenho escolar deficiente, hiperatividade e baixa inteligência.

  O mais assustador é que de acordo com um estudo feito pela ABRAPIA, 60,2% dos atos de bullying ocorrem dentro da sala de aula e dentre os alunos que buscaram auxílio dos professores para que cessasse o bullying, apenas 23,7% obtiveram sucesso. E pior ainda, 51,8% dos praticantes de bullying afirmam não terem recebido nenhuma orientação quanto a incoerência de seus atos.  Neste último exemplo entendemos outro motivo pelo qual Joãozinho pratica a violência. Muitos alegam que o bullying não chega aos olhos dos adultos, que as crianças não o relatam etc... mas na minha opinião é hipocrisia, é uma postura preguiçosa. Afinal, que adulto nunca foi criança? Nunca sofreu bullying? Todos nós sabemos que o bullying acontece e exatamente como acontece. Isso gera a sensação de impunidade nos praticantes do bullying.

  Talvez a pior característica do bullying, é ser tradicionalmente considerado como natural e com isso tolerado pelos adultos. E afinal o que é o bullying se não a própria violência? Só que praticada por crianças e adolescentes e em um ambiente escolar.  É ingenuidade pensar que o bullying não levará a nada, que não exibirá, em um momento futuro, seus efeitos catastróficos. Nos casos em que alunos invadiram escolas armados e atiraram contra colegas e professores, a grande maioria era vitima de bullying que recorreram as armas por não terem mais a quem recorrer para se livrarem da violência. E conforme mostram os fatos, nunca houve um alvo específico, entendendo-se que o objetivo era "matar a escola", local onde ocorriam as agressões sem proteção. 

  Além dos efeitos mais explosivos, mais retumbantes, pessoas que sofreram bullying quando criança tendem mais a depressão e baixa autoestima. Por parte dos agressores, existe a possibilidade de apresentar problemas de comportamento antissocial que gerará a perda de oportunidades, como a instabilidade no trabalho e relacionamentos afetivos pouco duradouros. O bullying é coisa séria e é fato que 41,6% das vítimas não contam a ninguém sobre o sofrimento que passam, mas também é fato que todos que se abriram para pais e educadores, o fizeram por sentirem que seriam ouvidos e que o problema seria enfrentado com firmeza.

  Pois bem, tanto falamos de bullying, ótimo! Mas como fazer para cessá-lo? Como mudar o comportamento das crianças e dos adolescentes? Observar o comportamento dos alunos é fundamental, seu convívio social. Ter ciência de que cada escola é um caso diferente e deve ser tratada dentro de suas particularidades, pois cada uma delas, as estratégias a serem desenvolvidas devem considerar sempre as características sociais, econômicas e culturais de sua população. É fundamental o envolvimento de todos, desde pais a todos os funcionários da escola para conscientizar o agressor e proteger vítima. Não se pode ter preguiça de educar, é necessário realizar ações contra o bullying continuamente. Você que é aluno, não apoie o bullying, dedure o Joãozinho. Claro, seja sigiloso, mas não deixe de dedurar, assim você estará se protegendo e protegendo sua escola. O Programa de Prevenção do Bullying criado por Dan Olweus também é uma ótima prevenção ao bullying, pois é considerado o mais bem documentado e mais efetivo na diminuição significativa de comportamentos antissociais e em melhorias importantes no clima social entre crianças e adolescentes.

Por: Um Lugar Escuro
CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

5 comentários:

  1. Então seu post é bem esclarecedor, é exatamente isso, se a sociedade agisse em conjunto, digo país, professores, alunos, muitas tragédias poderiam ser ter sido evitadas ...te isso, se a sociedade agisse em conjunto, digo país, professores, alunos, muitas tragédias poderiam ser ter sido evitadas ...

    ResponderExcluir
  2. Ah e obrigada pela visita...Ah e obrigada pela visita...

    ResponderExcluir
  3. Porque meus coments tão saindo duplicados ... RsPorque meus coments tão saindo duplicados ... Rs

    ResponderExcluir
  4. KKK... não sei... não sei...

    ResponderExcluir
  5. Eu gostei demais do texto. Gostei mesmo. Na minha sala de aula, por exemplo, não há bullying diretamente, mas muitas pessoas que agem falsamente com as outras, o que, na minha concepção, não deixa de ser uma forma de violência indireta. Acho que o problema maior é que desde muito cedo, esse bullying já se inicia e você vê muitos casos de pessoas destroçadas emocionalmente por causa do que sofreu na adolescência (inclusive, quem sabe, os professores que fecham os olhos para as agressões em sala, não é?).
    A propósito, preciso dizer que eu adoro a sua escrita! hahaha Parece que estou lendo um artigo de jornal! É puro talento mesmo? Continue escrevendo que é muito bom discutir esses assuntos.
    Caramba, escrevi demais '-'

    ResponderExcluir