15/08/2011

Brasil sem problemas: só pobrema e probrema.

Se problemas são oportunidades disfarçadas, o Brasil é o pais das oportunidades!


Hoje venho falar de um assunto que me incomoda extremamente, a ponto de me fazer sentar nesta droga de computador e escrever talvez pra ninguém ler. O assunto é o mais batido possível: a corrupção brasileira. Eu me pergunto: porque não contratamos japoneses para construir no Brasil? Enquanto no Japão, após o grande terremoto de 9 graus de magnitude, por exemplo, a estrada que liga Tóquio à Naka foi reconstruída em apenas 6 dias após o terremoto. No Brasil Teresópolis está até hoje se arrastando na reconstrução.

Enquanto no Japão constroem-se prédios com tecnologia anti-terremoto, no Brasil qualquer tempestade alaga tudo. No Rio de Janeiro, essa última enchente que teve já é a que mais matou em 2011. No Japão o governo preparou leis especiais para acelerar a reconstrução, que incluem medidas como eximir de impostos os sobreviventes das zonas mais afetadas pela catástrofe. Aqui, as pessoas que iam receber auxílio e aluguel do governo, estão muitas até hoje esperando (e digo isso porque morei em Teresópolis, tenho amigos lá).

Porque no Brasil tem que ser tudo tão ruim? Porque o Japão se desenvolveu tanto depois dos ataques nucleares ocorridos no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945 (que levou Hiroshima ao zero). Enquanto o Brasil se arrasta desde 1500? Como uma população, uma economia renasce das cinzas e o Brasil que nunca passou por nada disso, está onde está? Quer outro exemplo da incompetência brasileira? Da uma olhada no blog karinapinto.blogspot.com onde ela fala da rodovia Transamazônica e suas obras abandonadas (vale a pena conferir, tem até foto, link direto para o post no final desse post).


Em fim, para explicar essa imundice brasileira encontrei 2 respostas: Uma das explicações é aquele velho fator histórico incontestável que diz que no Brasil até hoje tem ladrão porque desde a época da colônia só mandavam para cá os condenados e as prostitutas. A outra é: pode ser que exista uma predisposição para a vagabundagem no Brasil natural. Enquanto num pais onde só neva o cara só tem motivos para ficar em casa estudando, no Brasil, com nossas praias paradisíacas, mulatas e morenas, cachoeiras, cenários dignos do paraíso, é compreensível que a garotada prefira pegar uma onda à estudar.

Ok, conseguimos justificar de forma bem grosseira o fator que gerou essa cultura velhaca do Brasil. Mas ai, estatísticas que exibem fatos como o Brasil ser o lugar onde nascem mais crianças superdotadas do mundo, ou os maiores hackers serem brasileiros contradiz tudo isso. Se temos tanto potencial, então porque não evoluíamos? Porque ainda estamos atrás do Japão? Porque ainda somos considerados um pais emergente enquanto o Japão é desenvolvido? Porque nos preocupamos tanto em roubar, enquanto países como o Canadá ninguém é pobre como no Brasil? Sinceramente, você acredita no Brasil? Você vê luz no fim do túnel? Tem uma solução para os problemas? Se problemas são oportunidades disfarçadas, o Brasil é o pais das oportunidades!


OBS: deixo aqui a lista de putados que votaram contra os 26% de aumento para os professores prometido pelo Governador Sérgio Cabral: Alessandro Calazans, Alexandre Correa, André Ceciliano, André Correa,  André Lazoroni, Andréia Busatto, Átila Nunes, Bebeto, Bernardo Rossi, Chiquinho da Mangueira, Coronel Jairo, Dionísio Lins, Domingos Brazão, Edson Albertassi, Fabio Silva, Geraldo Moreira, Graça Matos, Graça Pereira, Gustavo Tutuca, Iranildo Campos, Janio dos Santos Mendes, João Peixoto, Luiz Martins, Marcus Vinicius, Myriam Rios, Paulo Melo, Rafael do Gordo, Rafael Picciani, Ricardo Abrão, Roberto Henriques, Rosângela Gomes, Samuel Malafaia, Waguinho e Xandrinho.

Por: Um Lugar Escuro. (imagem: br.fotolia.com)
http://karinapinto.blogspot.com/2011/08/obras-da-br-230-entre-brasil-novo-e.html

CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

10 comentários:

  1. A questão da corrupção é endêmica, no Brasil. E, em dúvida, passa pela impunidade. Costumo dizer que este é "o país onde nada se prova, nada se pune e tudo se esquece". Escrevi alguns posts sobre o tema:
    http://democraciaja.wordpress.com/category/impunidade/
    E iniciei uma cruzada, a princípio solitária contra esta cultura. E, aos poucos outros vão se juntando...

    ResponderExcluir
  2. Blog muito bom! Gostei muitíssimo!
    O que caiu em minha predileção, foi especialmente a inclinação e o teor psicológico nos artigos, já que gosto bastante da área e pretendo atura nela.
    Os textos são muito bons, principalmente os que são escritos pela autora do blog.
    Outro fato impressionante acerca dos escritos, é que encontrei vários relacionados à beleza e sua aplicação superficial que encontramos hodiamente, apesar de, a autora do blog, ser ela mesma muitíssimo bonita. Isso revela o caráter nobre e real de sua alma.
    Ficarei atento às atualizações. Beijão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo8/16/2011

    Olá...eu amoo nosso Brasil mas fico tãooo triste quando penso nesses problemas...muitos problemas ..não digo de fácil solução, mas que podem ser perfeitamente resolvidos sem enrolação. Mas parece que o brasileiro é preguiçoso...o brasileiro (não todos claro) fala mal do ladrão da esquina, mas ele mesmo tem tv a cabo pq faz "gato", reclama de roubos de gente poderosa mas se encontra uma carteira na rua com dinheiro não devolve...e por ai vai...há corrupção no Brasil? Eu acho que há muitaaaa até, mas a mentalidade do nosso povo também precisa mudar... Otimo blog! Ja estou seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8/16/2011

    Ótimas opiniões, infelizmente no Brasil, coisas inteligentes não chegam a mídia.

    Mas o que você esperava dum país onde a maior notícia é que o Neymar vai ser pai?

    É triste, né?

    ResponderExcluir
  5. O Brasil sempre foi terra de preguiçosos, veja os índios que já ha 500 anos só queria saber de rede e água de coco. Enquanto nos EUA as pessoas trabalhavam duro para construírem em suas terras. Até hoje aqui é assim, eu tenho exemplos vivos disto. Necessito de reparos na minha banda larga e apesar da empresa provedora do serviço me informar que enviou o técnico na minha casa, ninguém aparece. Quando eu desço a rua vejo o malandro no bar com o restante da equipe. É um pais de vagabundos preguiçosos!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. O post estah muito bom e corretissimo, concordo plenamente, mas gente nao deixem de acreditar e lutar pelo pais, nesse momento, isso eh soh o que nos resta.
    O Japao e os EUA, Canada e Europa e essa gente toda, eles sao evoluidos por que eles precisam, ou eles evoluem ou eles morrem com terremotos, morrem de fome sem comida no inverno rigoroso. Precisam se organizar pra sobreviver. Aqui agente nao tem nada disso, tudo que planta nasce, nao temos terremoto nem furacao, vivemos num paraiso... Se os EUA ou Japao fossem assim, americanos e japoneses tambem seriam preguiçosos. Isso eh comprovado. Desculpe mas, eles nao sao melhores que agente em nada, eles soh fazem por que precisam, pra sobreviver, soh assim que o ser humano muda, vide livre O Dia em que a Terra Parou.
    Obrigado pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo completamente com o Tiago, ele disse tudo o que eu queria diser!

    ResponderExcluir