13/08/2011

“bonzinho só se fode”.

Este post é mais um protesto que qualquer outra coisa. Vou falar sobre um pouco sobre a corrupção em especial, a brasileira (pois é onde vivemos). Ah! Papo manjado, assunto velho que já virou hábito na boa do povo brasileiro. Pois é! A perspectiva em questão não é tão manjada assim. O fato é que falar de corrupção é fácil, nasce em abundancia em solo brasileiro. O complicado é entender os veios por onde se desenvolvem as várias facetas da corrupção. E nem vou expandir muito minha perspectiva aqui, atendo-me apenas a uma cara da corrupção. A que, além de ser praticada pelos “maus”, levam os “bons” a praticá-la também.

O mundo nos leva a ser corrupto, adultero, perverso e conivente com terceiros que também o são. Não importa se você é bonzinho, não há força capaz de enfrentar essa onda de maldade. Cedo ou tarde você acaba se corrompendo, mesmo que seja nas mais insignificantes coisas. Até a lei é cúmplice, vê-se o caso da juíza Patrícia Acioli, que tinha fama de intolerante a grupos de extermínio onde policiais militares estavam envolvidos. Agora veja, uma pessoa que praticava o bem, chegando a condenar cerca de 60 policiais ligados a corrupção. Foi assassinada em 12/08/2011 (ontem), enquanto quem rouba, mata e trafica às vezes morre de velhice. E não estou falando de bandidinho burro de morro não, estou falando dos bandidos inteligentes que usam gravatas e tem helicóptero particular. 


Não é raro lidarmos com situações onde somos obrigados a agir de maneira incorreta. Um exemplo prático sou eu, que quando trabalhei na rede Credicard, era pressionado pelo meu superior imediato a fazer venda suja. Pode parecer pouca coisa, mas muita gente tem a vida destruída por causa de um cartão de crédito. Imagine ter de lidar com uma divida de R$ 10.000,00? Não é fácil. Este não é o único caso, uma vez, conversando com um motorista de ônibus durante um longo trajeto, o próprio motorista me confessou que muitas vezes não para para idoso, nem estudante nos pontos de ônibus porque são coagidos pela empresa a não fazê-lo. Segundo este motorista, se ele parar, a empresa desconta do salário dele o valor referente a todas as passagens de idosos e estudantes. 

Exemplos como o da juíza não são raros, o jornalista Danny Bueno de Moraes está marcado para morrer, as ameaças de morte são consequência das denúncias de corrupção eleitoral que fez e entregou ao Ministério Público Estadual de Rondônia. O delegado Alexandre Neto passa pela mesma situação, porque denunciou corrupção na polícia. Alessandro Molon contra os caça-níqueis. E o que mais me comoveu, foi aquele casal de ambientalistas do Pará, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, que foram mortos por tentarem salvar o planeta. “Deus tem um propósito na minha vida,” disse José em um dos vídeos, “porque eu já passei por cada coisa... Minha companheira tem problema psicológico por causa das ameaças. é barra!” Em fim, esse sistema que movimenta a ilegalidade, a corrupção, a maldade de uma forma geral existir e continuar existindo de uma forma muito inteligente e é difícil parar essa onda. Vamos abrir o jogo, se você já passou por situação parecida onde te coagiram a agir de maneira imprópria (o que constitui crime), relate e faça parte deste protesto. E ai, se todo mundo faz errado, vale a pena fazer também?


Por: Um Lugar Escuro

CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

2 comentários:

  1. Realmente, pior do que ser criminoso, corrupto mal caráter é coagir os outros a serem também. Prisão para este tipo de gente é pouco. Já aconteceu comigo uma vez, meu gerente de loja insinuou que eu só cresceria no emprego se me relacionasse com ele, se é que me entendem. Não tem como fugir deste tipo de coisa, minha colega de quarto por exemplo, pega sinal de banda larga wifi da vizinha e se aproveita disso, fica usando a internet dos outros de graça. Quando eu ameacei contar para a vizinha, ela ameaçou conta para os meus pais que eu faço algumas coisas que eles não gostam, que eu não posso dizer por que eles poderiam ficar sabendo. Mas o que importa é que ela me coagiu, quando eu só queria fazer a coisa certa. Já quase apanhei também uma vez no ônibus porque pedi para uma moça se levantar do banco preferencial para um idoso se sentar. Em fim, a sociedade está doente!

    ResponderExcluir
  2. A situação está mais do que preta, está podre ...
    É triste ver a situação da humanidade com os seus semelhantes.
    Vejo essas psituações todos os dias, e aquele sentimentos de impotencia sem pôde fazer nada...

    Acredito q a raiz de tudo isso é a educação que a pessoa recebe desde do benço.

    ResponderExcluir