29/10/2011

HOMEM É HOMEM, MULHER É MULHER

 

O post de hoje é extensão do mais antigo “Mulheres que os homens querem!” postado em 28/08/11. Quem não leu, vale a pena conferir, quem leu sabe que eu falei um pouco sobre a posição da mulher no mundo e a forma como muitas delas são “exploradas” de maneira permissiva, para ocupar uma posição social de cobiça e desejo, necessária à humanidade, porém inalcançável. Neste post eu venho falar mais do papel da mulher em uma sociedade machista, onde a própria mulher muitas vezes é a primeira a levantar a bandeira do machismo.

 

Tenho ouvido de muitas mulheres proclamarem seus discursos feministas, condenando a mulher submissa ao homem etc... mas me questiono se o problema está na submissão. Acredito que o problema em si esteja no fato de as mulheres, ao mesmo tempo em que se esforçam para conquistarem mais e mais direitos seus, vão se desviando para o caminho reverso à igualdade, tornando ao ponto de partida. Pensem comigo: a luta pela igualdade não é uma luta inteligente, pois a igualdade não existe.

 

É utopia querer igualar todos os seres humanos. Somos diferente em gênero, número e grau. Eu acredito não em um mundo igual a todos, mas que haja respeito para todos. Devemos sim é lutar para que homens não recebam um salário maior que as mulheres exercendo a mesma função em mesmo cargo. Devemos lutar para mudar a realidade do fato da maioria dos estabelecimentos terem fraldários unicamente dentro de banheiros femininos. Não havendo banheiro familiar. Quer dizer que um pai não pode trocar a frauda de seu filho? Isso é coisa de mulher?

 

Mas mais que isso, falo das questões sociais como o próprio comportamento feminino. Porque o homem é quem tem que pagar a conta? Porque o homem é quem tem que matar a barata? Em fim, se determinarmos atitudes masculinas e femininas, então estaremos discriminando um do outro e tornando-os mais desiguais. Na época em que eu fui procurar emprego de vendedor, percebi que as lojas dão preferência à mulheres (bonitas), porque segundo o gerente que me falou: são melhores recebidas pelos compradores em potencial. Agora vejam só, para cargo de diretoria damos preferência a homens, mas para balconistas, à mulheres.

 

E o pior é que as próprias mulheres apóiam tudo isso, cultivando um comportamento machista muitas vezes disfarçado de tradição ou cultura. Mulher não precisa ver revista de homem pelado só porque homem vê playboy. Revista de homem nu é para o público homossexual. Não precisamos ser iguais, só precisamos nos respeitar. Um negro nunca será igual a um branco, um deficiente físico a uma pessoa saudável, mas nem por isso o respeito deve deixar de existir. Porque não podemos aceitar o fato de que homens e mulheres nunca serão iguais, mas que nem por isso é necessário dizer quem é melhor e quem é pior?

 

POR: Um Lugar Escuro
CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

11 comentários:

  1. Só para constar: generalizo quando falo de mulher e de homem, peço assim para que ninguém se ofenda por se sentir atacado de uma maneira particular. Ataco sim o ser humano de uma forma geral e sua maneira de pensar e agir. Mas não é um ataque ruim, ofensivo, o intuito é fazer as pessoas pensarem porque quem pensa, muda.

    ResponderExcluir
  2. Uoooooool, eh verdade. Bom , eu como muulher irei defender um ponto. Eu sou um pouco da antiga, acho que a mulher tem que ser conservada, o homem n e pra banmcar td por ela, nem pagar. mas se a caracteristica dele e ser cavalheiro entao que pague a conta. Eu por exemplo, reclamava que meu namorado chevba ano restaurante pedi pra ele, e eesquecia de mim, que a maioria das coisas eu pagava ... ele nunca pagava pra mim , sempre fazia kestao. a coisa é: nao eh um pagar pro outro. sempre. é cada hora um pagar. e quanto ao trabalho, vc nao ker que uma mulher trabalhe com a mesma coisa que um homem ne? Isso nao é social, é natural. desde o principio, homens do tempo de pedra, o homem exercia a força, enquanto a mulher , usava o coração. Volto a repetir, isso nao e kestao social , é natural.

    ResponderExcluir
  3. Então Mar, se você acredita ser natural, então acredita na diferença. Mas este exemplo de mulher fazer coisa de homem é perigoso, porque quando se tenta determinar o que são “coisas” de homem e “coisas” de mulher, é como dizer que rosa é de menininha e azul de menininho. Os índios Aicanã ou os Aruas , não me recordo agora, tem a cultura de ser de responsabilidade da mulher, trazer água para a tribo. E uma cerâmica em si já pesa, cheia de água então... conclui-se assim que esta seria uma função masculina, pois os homens exercitam a força. Mas nesta tribo é realizada pelas mulheres. Eles não seriam “naturais”? E como estes exemplos, existem outros milhares que nos provam que coisa de homem ou de mulher é relativo e cultural.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc com a questão do respeito e de que homens e mulher nunca serão iguais.
    E ainda bem que não!
    Existem coisas que mulheres conseguem fazer com mais facilidade do que os homens e vice-versa.
    Isso é fato, por uma questão física e genética, as mulheres são mais cuidadosas, mais delicadas, mais pacientes do que os homens, sendo assim mais adequadas para exercer determinadas funções melhor que os homens. Assim como o homem possui pré-disposiçoes para exercer atividades com mais facilidade que as mulheres. Isso não é apenas a minha opinição, há estudos que comprovam. (Não generalizando, logicamente).

    O que acontece é que esse desejo desesperado da mulher de ter os mesmos direitos que os homens está fazendo com que elas se tornem homens. Na meneira de se vestir, de se portar, de agir, ela quer assumir cargos ditos masculinos, e se masculiniza para isso. Elas já não buscam mais direitos iguais, é como vc disse, elas buscam SER iguais para merecer os direitos iguais, perdendo a sua essência de mulher.
    Nao colocando a culpa toda na mulher, é bem verdade que para uma mulher atuar num cargo de prestigio predominantemente masculino, ela tem que exercer sua função 3 vezes melhor que o necessário para poder ser respeitada. (resaltando que pelo menos isso vem diminuindo com o passar dos muitos anos!)
    É uma realidade medríocre mas que não se resume apenas as mulheres, mas a toda forma de preconceito em geral, que cega as pessoas hipócritas para as reais capacidades das pessoas que não se igualam a eles.

    ResponderExcluir
  5. Ps: quando eu digo que mulheres tem mais FACILIDADE para determinadas funções , assim como os homens, não estou dizendo que ambos não possam realiza-las de forma impecável! por favor..

    ResponderExcluir
  6. É, uma vez eu li que homens, apesar de causarem mais acidentes de trânsito (porque mulheres tendem a ser mais responsáveis) tendem a dirigir melhor porque tem mais noção espacial que a mulher. Assim como a mulher, por exemplo, está mais apta a suportar tanto dor física quanto "dor" psicológica por um espaço de tempo maior. Em fim... não devemos generalizar nada, certamente, mas que uma coisinha ou outra é influenciada pelos genes, isso é.

    ResponderExcluir
  7. Acredito na igualdade de direitos e deveres desde que haja equilíbrio na relação de poder entre homem e mulher. No Brasil já avançamos muito em direção a esse equilíbrio e ainda temos muito que conquistar. O machismo conservador, infelizmente ainda está presente em todas as classes sociais, É uma das formas de opressão contra a mulher. Já Temos a delegacia da mulher, a lei Maria da Penha, e as mulheres despontando com um nível de escolaridade maior que os homens.

    As mulheres em um número cada vez maior são sabedoras dos seus direitos, principalmente as classes menos favorecidas. E tivemos importantes conquistas na proteção da mulher. Nesta luta pela igualdade, uma parcela feminina acha que tem ser igual em muitos aspectos aos homens, para poder destacar-se, principalmente no mercado de trabalho.

    Com essa postura a mulher pode perder o seu diferencial, o “toque feminino”. A maioria das mulheres sabem lidar com as exigências do mercado, sem perder “seu jeito feminino” de resolver os problemas, é isso que o mercado de trabalho quer. E com isso conquistam cada vez mais espaço.

    O que é muito difícil para todas as mulheres é conciliar a maternidade com a vida profissional, as mulheres estão deixando a maternidade para cada vez mais tarde, priorizam a profissão. As que escolhem ter filhos cedo convivem com um forte sentimento de culpa, de não compartilharem o dia a dia com seus filhos. Depois do trabalho em sua grande maioria, as mulheres tem todos os afazeres domésticos.

    Já com alguma ajuda dos companheiros, pequena ainda. Essa nova mulher deseja acima de tudo um homem do seu tempo que não esteja preso as idéias machistas de um passado recente e que saiba compartilhar essa nova vida. Isso não é tão simples assim porque tanto o homem quanto a mulher não se desvencilharam totalmente dos velhos conceitos , exemplo, o homem achando que perde autoridade se não for o único provedor do lar, e a mulher em conflito por não ter tempo para dedicar-se a sua família como sua avó ou sua mãe.....Homem é homem, mulher é mulher....Já foi muito, muito, difícil ser mulher no passado e continua sendo no mundo moderno. Dificuldades masculinas são menores. Então, Leonardo, não custa tanto pagar a conta, e porque não matar as baratas? rsrsrs... Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Inclusive a Lei Maria da Penha foi até elogiado pela ONU como uma das melhores ações realizadas no mundo a favor dos direitos e tutela da mulher. Essa questão da maternidade que você levantou é importantíssimo, lá na Europa, onde as mulhere...s já são mais focadas na vida profissional há anos, tendem a ter filhos após os 40 anos. A tendência é o Brasil seguir este mesmo passo, porque a vida profissional de um mundo capitalista dificulta o casamento de uma carreira promissora com filhos. Falando dos velhos conceitos, acho válido destacar que hoje diz-se que o mundo mudou, mas pouco desta mudança é real. É como o racismo, dizem que foi extinto, mas todos os anos relatórios mostram a dificuldade de mulheres negras ingressarem no mercado de trabalho, em contra a partida, o número elevado de negros compondo a população carcerária brasileira. Entendo que não custa nada pagar a conta nem matar a barata, mas se nos submetemos a aceitar estas pequenas coisas, então fica mais complexo separar ao que não devemos nos submeter. Quero dizer; pagar a conta eu devo, mas ganhar mais não? Se é sempre o homem quem paga a conta, não é justo ganhar um salário maior? Em fim... não sei se consegui me fazer compreendido, mas é isso. Apoio que não se deixe perder o “toque feminino”, mas ressalto que isso torna a igualdade mais impossível do que já é. Volto a dizer: não concordo na igualdade de direitos e deveres, e sim no respeito. Afinal, se a mulher tem direito de receber o mesmo salário que o homem, também não é justo que o homem tenha redução nas horas de trabalho anuais? Como por exemplo, duas folgas obrigatórias aos domingos (como só as mulheres tem prevista por lei) ou mesmo uma licença maternidade tão longa quanto a mesma, haja visto que o pai é tão indispensável para o desenvolvimento afetivo e psicológico da criança quanto a mãe é para sua parte física/orgânica. Respeito é tudo, querer igualar é falta de respeito.

    ResponderExcluir
  9. Diferenças ao sexo :))


    Sthefanie Rezena – modaeeu.blogspot.com
    Autora e Coodenadora de Divulgação
    CLUBE DOS NOVOS AUTORES

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Primeiro de tudo quero parabenizar o livro, não o li, mas, a sinopse me deixou de sangue quente!!! >_<" quero ler!!!
    Segundo, este post descreve todo o universo feminino que é atropelado por machistas e até as próprias mulheres, que desejam igualdade quando nós mesmos sabemos que NINGUÉM é igual.
    Como você mesmo diz... RESPEITO é tudo, isso sim vale a luta.
    enfim, adorei suas palavras bem colocadas e dou apoio a elas.

    Agora uma pergunta de blogueira: Quer ser meu escritor parceiro???

    Um abraço
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi, em relação ao cometário que você deixou lá no blog, sobre o livro A Rainha da Floresta, você pode saber mas sobre esse livro no blog da autora, http://www.annaleao.com.br/

    bjisss

    ResponderExcluir