20/10/2011

Resenha - por Guilherme dos Santos

   Gente, como eu sempre digo que este espaço é de todos, hoje estou postando um texto de Guilherme dos Santos, o fotógrafo da capa do livro. Ele já leu "Um Lugar Escuro" e traz para nós sua opinião crítica, que ao meu ver, foi muito bem escrita. Confiram:

 Guilherme e eu, no dia do lançamento.


   "O livro é uma explosão brutal de crítica social, e os estilhaços irão incomodar uma sociedade de valores que não passam da superficialidade como a nossa, e onde leis só funcionam para quem pode abastecê-las com um combustível mais poluente que o diesel,o dinheiro! A obra nos permite comparar nossa cultura a um organismo complexo, na qual traficantes e assassinos cruéis não passam de uma simples virose se comparados aos nossos políticos, que são doenças contagiosas e incuráveis. A psicologia usada pelo autor em seus personagens é por si só o entendimento do comportamento dos mesmos, sendo provavelmente também a explicação do comportamento de pessoas do nosso convívio, de nosso dia a dia em meio a uma sociedade onde além do dinheiro a beleza é chave mestra."

Por: Guilherme dos Santos
CONTATO: 21 9285-3345
E-MAIL: guilherme.post-hc@hotmail.com
FLICKR: http://www.flickr.com/photos/69202472@N08/
FACEBOOK: http://www.facebook.com/profile.php?id=1093046944




Leiam mais alguns comentários de pessoas que já leram e pretendem ler o livro Um Lugar Escuro:

O protagonista da história é um típico fruto da nossa atual sociedade consumista. Sempre vale á pena mergulharmos em narrativas que podem-nos ajudar á entender a raiz da violência urbana. Pelo jeito, é um livro muito bom.
(Cesar S. Farias - novembro 13, 2011)

Parabéns pelo livro realmente é interessante !!! frases para se levar no dia a dia,pensamentos maduros histórias surpreendentes….bem expressado! comprei e gostei
(Luciana almeida - novembro 13, 2011)

Com certeza é um livro util, já que é baseado em fatos reais. A complexidade de criar filhos em uma sociedade de consumo, e a tentativa de pertencer a um meio podem realmente levar a uma mistura perigosa. Parabéns ao autor!!!
(Rubens Conedera - novembro 12, 2011)

Nossa! Fiquei arrepiada com o booktrailler. A história é atual e envolvente, principalmente porque eu moro no Rio de Janeiro e vejo no dia a dia a inversão de valores da sociedade atual, com certeza eu lerei. Parabéns, sucesso!
(Thayane Gaspar -novembro 12, 2011)


Cara…! Realmente o livro tem um conteúdo muito interessante e que vale muito a pena ser desvendado. É um livro altamente crítico… e cá entre nóis.. este povo brasileiro está precisando urgentemente aprender e utilizar o poder real que os cidadãos tem! Eu comprei 1 livro.. mas a minha vontade era de entregar um exemplar para cada familiar, amigo e conhecido.
(Raphael Porto - novembro 12, 2011)

Achei a sinopse bem intrigante sobre um tema bem atual. O vídeo trailer está muito bom. Parece ser um ótimo livro e fiquei curiosa para ler. Parabéns, Leonardo, e sucesso!
(Rosane Fantin - novembro 12, 2011)

O livro é impactante! Vale a pena ler! O mundo tão verossímil que assusta… Um drama que muitos adolescentes e adultos se achariam facilmente como uma das personagens… Não é fácil viver em sociedade, mas o contexto do livro nos proporciona pistas que a vida à margem também é cruel! Um texto bem escrito, saga tensa e final surpreendente! Leia! Parabéns para o autor que soube retratar um sociedade desnuda! Parabéns pelo vídeo… Intenso e impactante!
(Bianca Borges - novembro 12, 2011)

Esse livro é do tipo que relamente prende a atenção, tendo um historia muito interessante. Eu que não sou muito de ler estou gostando muito, o autor pode até ser desconhecido mas o livro ficou muito bem escrito com textos bem maduros.”
(Leonardo Lopes - novembro 11, 2011)

Eu li o livro Um lugar escuro e esta otimo. Recomendo muitissimo!
(Tiago - novembro 11, 2011).

Leia todos os comentários em:  
http://paginacultural.com.br/literatura/um-lugar-no-escuro



Leia a resenha de Aymee do blog Macchiato:  
http://thislovebug.net/macchiato/eu-li-um-lugar-escuro-leonardo-zegur

Leia a resenha de Camille do blog Innovative:  
http://revistainnovative.com/lancamento-um-lugar-escuro


Leia a resenha de Fernanda do blog Trilhas Culturais:  
http://trilhas-culturais.blogspot.com/2011/11/resenha-um-lugar-escuro.html


Leia a resenha de Cris Compagnoni do blog Pra Quem Gosta de Ler:  
http://criscompagnoni.blogspot.com/2011/11/um-lugar-escuro.html?showComment=1322698003977#c6097839633192787391

Leia a resenha de Milena do blog Livros na Cabeça:  
http://livrosnacabeca.blogspot.com/2011/12/resenha-um-lugar-escuro.html?showComment=1323907050556#c589984665617324688

Leia a resenha de Alicia do blog Amigas entre Livros:   
http://amigasentrelivros.blogspot.com/2011/12/resenha-um-lugar-escuro.html

Leia a resenha de Jacqueline do blog My Book Lit:  

http://www.mybooklit.blogspot.com/2012/01/resenha-um-lugar-escuro-leonardo-zegur.html

12/10/2011

UM LUGAR ESCURO


Gente este post é para debatermos o livro, fica aberto o espaço para comentarem qualquer coisa, tudo aquilo o que acharam da trama, dos personagens, da história em geral e fiquem a vontade para comentarem até a capa. Como leitor eu sempre quis uma oportunidade de dialogar direto com o escritor de certas obras, como Érico Veríssimo, por isso convido-os ao debate. Comentem:


Por: Um Lugar Escuro
CONTATO: umlugarescuro@gmail.com



"Um livro que todos deveriam ler, pois nos faz pensar muito em nossas atitudes, em nossos valores, livro que fala sem medo da realidade. Realidade essa que muitos tem medo de escolher um lado, de formar uma opinião.  Tenho certeza que todos que lerem esse livro, estarão marcados de forma a pensar na realidade, marcados de forma que seus cérebros virem a atenção para um assunto, talvez....banal para alguns, mas que provoca uma grande onda lá na frente, que lá na frente provoca marcas em muitas pessoas."

(


Possui uma linguagem enxuta, sem rodeios, sempre direta ao ponto. Em alguns momentos do livro, eu lembrava Graciliano Ramos, no livro Angústia. Não estou sendo pretensiosa, quem leu Angústia lembra que o protagonista narrador, também um psicopata, tenta se justificar por seu crime, numa linguagem enxuta, direta, fria. Leonardo Zegur primou por uma linguagem perfeita para o tipo de trama, também numa narrativa limpa, temendo os excessos. Assim, ele conseguiu que sua leitura flua, e prenda o interesse do leitor. Outros fatores também contribuíram para a dinâmica do livro como a interação da coesão e coerência, apesar dos excessos, em alguns momentos, o livro se enquadra à verossimilhança; além disso, e de tamanha importância,  a famosa falhas ortográficas, posso classificar como imperceptíveis. Tudo isso é muito bom, quando se está lendo. Então recomendo o livro, pois me agradou bastante. Ponto para a Literatura Nacional e os Novos Autores.

(por: Mônica Carreiro – Ler é o Melhor Prazer)


Confesso que foi muito difícil resenhar esse livro pois como disse, é complexo e é um livro que me marcou. "Um Lugar Escuro" permanecerá em minha mente por muito, muito tempo.” 

(por: Milena – Livros na Cabeça)


"O livro me chocou bastante e é com certeza um daqueles que merece um lugar de honra na sua prateleira. É muito corajoso da parte do autor escrever um livro com tantas críticas por isso eu o parabenizo por além de tanta coragem tenha escrito com tanta fidelidade ao mundo real. Um livro que você vai se arrepender se não ler."


(por: Alicia Dandara – Amigas entre Livros)


"Se você quer uma leitura inesquecível , Um lugar escuro é o livro recomendado.
Quero agradecer ao autor a oportunidade de ler o exemplar
."


(por: Jacqueline de Andrade – My Book Lit)

11/10/2011

O LANÇAMENTO

O Lançamento do livro Um Lugar Escuro foi um sucesso, por 1 livro não estouramos o estoque, é muito bom receber o retorno positivo das pessoas. O livro ainda não está distribuído em livrarias, para adquiri-lo acesse: www.umlugarescuro.site.com.br  Para mim é muito importante esse retorno dos leitores, gostaria muito saber suas opiniões a respeito, será muito significativo para mim. Em breve abriremos um debate aqui.


Por: Um Lugar Escuro / fotógrafo: André Lemos (WWW.FLICKR.COM/PHOTOS/ANDRELLEMOS)
CONTATO: umlugarescuro@gmail.com

06/10/2011

O Poder da "Beleza"

Fui bonzinho nesse título aí, viu? Vou logo avisando.


O tal poder a que me refiro pode muito bem ser redefinido como o "poder da gostosura", mas chamem do que quiser, tesão, charme, beleza, etc, etc, não importa, o assunto que quero falar agora é simples: como a aparência ou a forma com a qual nos apresentamos pode mudar a reação do mundo à nossa volta.
Resolvi falar sobre isso hoje porque me peguei imaginando a seguinte cena: uma morena de olhos azuis linda, charmosa e totalmente "fuck me style" concorrendo a uma vaga de emprego com um sujeito baixinho, calvo e que se veste mal, quem ganharia a vaga?

Nem pensem em me acusar de machismo ou de ser simplório, você que imaginou que a gostosa seria "burra" e o "baixinho" inteligente e mais qualificado só porque eu não mencionei isso no parágrafo anterior é que foi.
Num cenário em que ambos tenham qualificações semelhantes, equivalentes, a boazuda leva a vaga simplesmente porque passa uma imagem de sucesso mais convincente do que o baixinho? Ou o baixinho levaria porque parece ser mais inteligente? Lembrem-se: ao contrário da propaganda, imagem é tudo.

Percebem aí como essa situação é uma via de mão dupla?

Não creio que mulher bonita tenha que ser burra e nem que uma inteligente precise ser feia. Poderia dar uns mil exemplos aqui que contrariam essa tese que, pra mim, é totalmente furada. Falo isso porque volta e meia me vejo no meio de uma discussão na internet e sempre aparece uma gostosa p* da vida comigo. Seja por conta das minhas opiniões "polêmicas" ou porque veio defender algum "amigo" ofendido, noto que a minha disposição de pular com o pé no peito de uma bonitona é bem menos presente do que quando se trata de um narigudo com cara de Ren e Stimpy.

Será que, às vezes, ela não preferiria ser tratada como uma pobre mortal e levar uma saraivada de esculhachos? Deve ter hora que sim, afinal, não deixa de ser uma forma de julgar, não é?

boa demais pra ser xingada fora de um contexto mais...íntimo".

Tudo bem que uma gostosa entra de graça aonde quiser, fura fila, ganha drinks, arruma carona pra ela e até pras amigas mocréias, enfim, desfruta de facilidades que ninguém reclamaria. Lembro da Julia Roberts fazendo Erin Brockovich e explicando no filme como conseguiu para o seu chefe uns documentos que pareciam impossíveis com um simples "eu tenho peitos". Mas o que às vezes me pergunto é: será que não tem horas que elas gostariam simplesmente de ser pessoas passíveis de filas, programas de índio e até alguns "nãos"? Que a beleza não fosse um diferencial determinante?

Ainda que seja só pra ver como é a vida "do lado de cá"?

Acho que elas gostariam sim, porque não conheço uma gostosa que não tenha uma quedinha por algum sujeito que conseguiu por alguma razão lhe dizer não. 

Por: Marcus Vinicius
FONTE: www.contracorrenteza.com